Há vários dias que vejo considerações no twitter sobre a problemática da transferência dos comerciantes do Mercado Público local para a quadra Vicente Carlos. Gostaria de informar sobre o que eu sei até o momento sobre o caso, e também publicar minha opinião sobre o assunto.
O que acontece é que o Mercado Público Municipal passará por uma ampla restauração, o que hipoteticamente necessitaria que os comerciantes que atuam lá, fossem transferidos para um outro local.
Há uma tendência (não sei em que grau) de que esses comerciantes sejam alocados temporariamente na quadra de esportes Vicente Carlos. Uma outra possibilidade seria adaptar o Largo de Eventos (Próximo a Estação da Cultura) para receber esses comerciantes.
Quinta-feira passada a prefeita Lanice Ferreira conversou com alguns auxiliares e também com vários comerciantes. Segundo ouvi falar, nessa reunião, não sei por qual argumentos, os presentes chegaram a conclusão que o melhor local para a transferência do mercado seria a Quadra Vicente Carlos.
De acordo com essas mesmas fontes, próxima terça-feira acontecerá uma reunião entre a prefeita, auxiliares e esportistas locais, para tratar sobre o problema. Seria discutido nessa reunião a possibilidade de se utilizar a quadra da Escola Estadual Manoel Joaquim enquanto a Vicente Carlos estivesse ocupada.
A partir do que for discutido nessa reunião, segundo eu soube, será dado o devido encaminhamento para a solução do problema dos comerciantes.
Bom, agora gostaria de aqui apor meus entendimentos sobre o assunto.
Não acho que a transferência dos comerciantes para a Quadra Vicente Carlos seja uma hipótese disctuível e minimamente passível de discussão. Quadra de esporte é para a prática de atividades esportivas, e salvo motivo de calamidade pública (que não é esse o caso), como por exemplo enchentes ou outras emergências, não deve ser utilizada para outro fim que não o de abrigar atletas. Já bastam as festas que sempre acontecem lá, já basta se praticar esportes ali com um bar e um palco dentro da quadra.
Não temos uma única outra quadra em funcionamento na cidade que não a Vicente Carlos. Adequar ou restruturar a quadra do Manoel Joaquim para receber os desportistas não vai proporcionar as mesmas condições que nossos jovens tem na Quadra Vicente Carlos.
Sei que o problema dos comerciantes do Mercado Público precisa ser resolvido, sei que eles não podem ficar parados sem comercializar seus produtos, sei que é de lá que muitos tiram o seu sustento e para suas famílias. Existem outras possibilidades, inclusive a empresa que vai realizar a reforma, poderia interditar o mercado em partes, fazendo com que a obra aconteça em paralelo com a atividade comercial no local.
O Mercado Público poderia ser dividido em partes e a reconstrução ocorreria separada por tapumes, sem que atrapalhasse as vendas. Outra possibilidade que pode ser pensada também é alugar um ou vários imóveis, um outro local. Isso é um caso a se pensar, a se decidir.
Essa é minha opinião. Vamos aguardar os próximos desenlaces sobre o assunto. Se quiserem e puderem comentem sobre a situação!!!

http://www.wiltonjr.com/

Concordo com a possição de Wilton Jr, penso que ele disse  tudo, em vez de termos mais opções para a prática de esporte, os espaços estão diminuido. Contruiram a quadra da "ripa", mas hoje ela não funciona. Da mesma forma a quadra da campestre, e se voltarmos no tempo citaremos também a quadra Zé de Paula, parece mania dos nossos governantes contriur verdadeiras porcarias e ainda por cima abandona-lás.